VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Colher, limpar e guardar

Na passada Quinta feira, fui até ao quintal e fiquei por lá até domingo.
Comecei por arrancar batatas, uma tragédia grega, um horror, cada vês que mando a enxada para arrancar uma batateira corto pelo menos duas batatas, as maiores.... 
Estou desolada com a minha falta de pericial ou pontaria ou não sei o quê... Disse tantos palavrões, parei varias vezes, fiz intervalos mas a coisa foi sempre igual, foi uma caixa inteira de batas enormes cortadas...
 Bom adiante, que esta conversa, deixa-me muito irritada,.
Entretanto arranquei as cebolas e o resto dos alhos, (os do Carnaval) depois limpei todos muito bem retirei as raízes e as peles velhas e fiz estas belas tranças que deixei penduradas cá fora para secarem bem antes de os guardar lá dentro.
 As batatas que ficaram inteiras pus em caixas arejadas assim, estão na sala, não tenho ainda um sitio para guardar as colheitas.... O Jozéf já prometeu que ia arranjar-lo, vamos ver quando.....
 As cebolas também estão cá fora ao pé do forno, ainda têm que secar melhor mas, também à velocidade com que as gastamos não vão secar muito!!...
E pronto foram uns dias de muitos nervos, trabalhei bastante mas menos do que queria, o domingo acordou chuvoso e não me deixou cortar umas ervas para cobrir a terra que ficou das batatas... para a próxima tem de ser, só que vai custar mais porque vão estar muito mais secas.
 Quando for arrancar as outras batatas, para o mês que vem, pode ser que me corra melhor, acho que já arranjei uma técnica mais eficaz, vamos ver se resulta, nas ultimas que arranquei já não cortei nenhuma, estou desejosa de experimentar....

11 comentários:

  1. ah ah ah... eu era igual quando eu era miuda e o meu pai me "mandava" apanhar as batatas, desistia pois eu cortava-as logo..lol
    Não tenho mesmo jeito para a agricultura, gosto é de regar... de mulhar os pés cklaro para fazer "chafurdice tou cá eu"..lol.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acontece aos melhores! Boa colheita sim Sr! Parabéns..

    ResponderEliminar
  3. Fantástico Blog e os meus parabéns colheita! os Alhos estão "brutais"..

    ResponderEliminar
  4. Olá
    hum...pois não parece, ou seja, a ver pela colheita parece ser uma hortelã bem experiente.
    Posso fazer uma pergunta sem que fique aborrecida? Posso? que tipo de sachola usa para arrancar as batatas? Por estas bandas quem não usa meios mecanicos, usa a sachola de dois bicos que não provoca tantos danos nas batatas como a sachola lisa.
    Cumprimentos
    António A.
    Horta de Codeçais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada a todos pelos simpáticos comentários, já disse que adoro comentários??
      Olá António, uso a mesma inchada para tudo, só tenho uma, comprei-a no Aki e custou-me uma pipa de massa... toda a gente goza comigo mas é a pura verdade e não, não tem duas pontas... Mas também acho que não é por isso, se a inchada tivesse duas pontas, em vês de cortar duas batatas, cortava quatro, tenho a certeza...éhéhéh...
      bj

      Eliminar
  5. Pelo que ensinaram é conveniente tapar as batatas (com jornais por exemplo) senão ficam verdes!
    Eu tenho 3 grades delas oferta do meu padrasto que agora as plantas em conjunto com o irmão.

    ResponderEliminar
  6. É verdade Jorge mas, não lhes vamos dar tempo para ficarem verdes...Se bem que eu até gosto delas assim, beijinho

    ResponderEliminar
  7. uma bela colheita que dá gosto ver!

    ResponderEliminar
  8. eu só consigo colher alface da minha horta! mas parabéns... bela colheita!!! e cebola e alho tanta falta fazem... para o ano acho que vou abusar em dispor cebolo!!em relação à batata, pelo menos teve coragem em as plantar..eu ainda não tive!!

    ResponderEliminar