VAMOS REDUZIR A NOSSA PEGADA HUMANA!..........
VAMOS COMER OS PRODUTOS SÓ NA ÉPOCA EM QUE SÃO PRODUZIDOS !..............................................
VAMOS TODOS SEPARAR O LIXO E FAZER A RECICLAGEM!

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Azeitonas e bolinho

Deram-me azeitonas!.. Não são muitas mas, para nós chegam bem.
 ...são 10 dias em água com; sal, tomilho ou pimenteira, casca de laranja e louro. Muda-se a água e os temperos todos os dias, vamos ver como vai correr.
 - Ó tia dá boliiiinho!?
-Ó tia dá pão-por-deus!?
Era o que se ouvia no dia 1 de Novembro pelas ruas da aldeia, logo pela manhã, lá íamos nós com as saquinhas de pano, pedir de porta em porta, nem dormíamos tal era a agitação.
Mas tudo muda, o mundo é composto de mudança, agora o que reina é a noite das bruxas, enfim!...
Eu continuo agarrada às tradições, fiz as merendeirinhas doces como lhe chamamos por cá

Este ano fiz com batata doce, cenoura, frutos secos e polvilhadas com sementes de sésamo e de papoila
Estão muito boas, agora é esperar que apareçam as crianças

5 comentários:

  1. Por aqui damos um corte nas azeitonas antes de serem temperadas.
    Eu rapariga dada a aproveitar todas as ocasiões para decorar a casa, lá fiz mais uma decoraçãozinha com uma taça com doces, mas as crianças este ano não vieram bater á porta.
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. Por aqui ainda houve crianças que bateram à porta, mas é uma tradição que está a cair em desuso, infelizmente estamos a ficar todos iguais e a perder identidades. O que se faz nos EUA é o que nós fazemos ... :( Também cheguei a pedir o pão por deus.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hola y buen día HORTICASA.
    Me gustan tus dulces y me encanta tu publicación porque es la primera vez que oigo mencionar fuera de mi tierra lo del "pan por Dios".
    Aquí en Tenerife en la zona norte hay algunos pueblos donde aún se conserva la tradición y los niños salen a la calle a pedir el "pan por Dios". Tenemos muchas cosas en común pero esa la desconocía. Un saludo

    ResponderEliminar
  4. Ai que bom, azeitonas! Eu este ano não tenho. As minhas oliveiras tinham muita flor, mas aquelas chuvadas da Primavera deram cabo de tudo :(
    Eu nunca curti as azeitonas só em 10 dias, sempre as tive na salmoura uns 2 ou 3 meses. Mas mudando a água todos os dias deve ser mais rápido. Depois partilha o resultado ;)
    Por aqui não me lembro de haver a tradição do Pão por Deus, eu pelo menos não ia pedir. Mas infelizmente uma tradição que é uma sombra da tradição americana está a despontar por aqui, que é de usar o Hallowen como desculpa para andarem a fazer disparates nas ruas, como sujar carros com farinha e espalhar papel higiénico pelas estradas... enfim...
    Antes andassem a pedir esses pãezinhos, que têm um ar delicioso!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar